sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sudão e Sudão do Sul

O Sudão, oficialmente República do Sudão, é um país africano. Entre 1820 e 1822, é conquistado e unificado pelo Egito e posteriormente entra na esfera de influência do Reino Unido. As recentes políticas financeiras e investimento em novas infraestruturas não evitam que o Sudão continue a ter graves problemas econômicos. Desde 1997 que o Sudão tem vindo a implementar medidas macroeconômicas aconselhadas pelo FMI. 
Começaram a exportar petróleo em 1999; a produção crescente desde produto (atualmente 520.000 barris por dia) deu uma nova vida à indústria Sudanesa, e fez com que o PIB subisse 6.1% em 2003. 
Como os Estados Unidos iniciaram sanções com o Sudão desde 1997, suas petrolíferas se retiraram do país neste ano. Apesar de todos os desenvolvimentos econômicos mais recentes derivados da produção petrolífera, a agricultura continua a ser o sector econômico mais importante do Sudão.


Há 50 anos, vêm acontecendo guerras civis no Sudão. Devido ao conflito religioso entre o Norte mulçumano e o Sul animista, o país realizou um plebiscito em 09/01/2011. A votação teve aprovação de 98,83% da população, o ditador Omar al-Bashir beneplácito que entrou em vigor em 07/02/2011. A separação gerou conflitos, pois a economia do antigo Sudão tem sua base na exploração do petróleo e tal produto tem sua extração localizada no Sul.
Nos últimos tempos, a região sul do Sudão (país africano) era referida como Sudão do Sul, uma região autônoma que lutava pela independência política. Também conhecido como Sudão Meridional, o processo de independência foi iniciado em 2005, quando o governo sudanês concordou em conceder à autonomia à região a partir do Tratado de Naivasha.
--------------------------------------------------------Comentário--------------------------------------------------------
A separação do país foi importante para manter a paz das duas culturas ainda que as guerras religiosas devam ser superadas e o respeito deve ser mútuo na humanidade. A previsão é que o Sudão do Sul possa vir a ser o país mais pobre da África, assim como aconteceu quando o Timor Leste se separou da Indonésia. Saiba mais sobre a negociação do petróleo:   

Fontes:
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/sudao-e-sudao-do-sul-chegam-a-acordo-sobre-petroleo

http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/uniao-africana-separacao-no-sudao-deve-acabar-com-conflito http://pensandonodiaadia.blogspot.com.br/2011/06/separacao-do-sudao-uma-historia-sem-fim.html


3 comentários:

  1. muito bommmmm""!!!! min ajudou muitoo1!!b xoxoxo

    ResponderExcluir
  2. REALMENTE MUITO INTERESSANTE!!! me AJUDOU MUITO N pesquisa escolar

    ResponderExcluir
  3. adorei,parabens a turma!!! biejos
    ana marta-mae de uma luno que nao deixou eu falar o meu nome____ chatiada!!

    ResponderExcluir