quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A Revolta dos Malês



Quem eram os Malês? 
Os Malês eram escravos de orientação religiosa islâmica impedidos de praticar sua própria religião, fruto da intolerância a outras crenças além do catolicismo. O termo “malê” é de origem africana  (ioruba) e significa “o muçulmano”.

O que foi a revolta?
A chamada revolta dos Malês foi rápida e duramente reprimida pelos poderes constituídos, já que se tratava de um movimento dos escravos muçulmanos os chamados malês,que se organizaram com a proposta de libertação de todos os escravos africanos que pertencessem à religião islâmica. Aconteceu na cidade de Salvador, capital da Bahia, e teve a participação dos escravos pertencentes às etnias hauçá, igbomina e Picapó. O período foi marcado pela intolerância religiosa e pelo uso da mão-de-obra escrava, dois pilares do sistema colonial português.

Quais os motivos da revolta?
Os revoltosos, cerca de 1500, estavam muito insatisfeitos com a escravidão africana, a imposição do catolicismo e com o preconceito contra os negros. Portanto, tinham como objetivo principal à libertação dos escravos. Queriam também acabar com o catolicismo, o confisco dos bens dos brancos e mulatos e a implantação de uma república islâmica.

Qual foi a relevância da revolta dos Malês?
Se atualmente os negros estudam, trabalham e se relacionam de forma igualitária com os outros, isso se deu às lutas que os mesmos enfrentaram para conquistarem seus direitos. Assim como a Inconfidência Baiana, a luta dos quilombos e às demais revoltas populacionais, a revolta dos Malês foi de grande importância para que os negros pudessem ser o que são hoje. Os Malês acreditavam que era possível à raça negra uma articulação contra a escravidão. Isso é inspirador para influenciar todos os negros do país, logo, a importância da revolta para a atualidade é exatamente a de lutar contra o preconceito para que haja uma inclusão na sociedade. O processo evidente que as lutas trouxeram ajudou na construção da identidade nacional, determinando a resistência escrava como um assunto que merece ser bem estudado.

A seguir, um vídeo da música "Revolta dos Malês", de Rafael Pondé.


Fontes:


3 comentários:

  1. Adoreeei!! Estava realmente precisando dessas informações!!! obrigada turma!!!!

    ResponderExcluir
  2. muito bom!!! Concordo com o anônimo acima!!!
    demais...esse blog ja está na minha lista de favoritos do meu pc,vou indicar!!! posso??hahahha
    beijos turma!

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    muito obrigada pela informação. Tenho uma duvida: Os maleses provém do Reino de Mali?????

    ResponderExcluir