O continente africano foi o primeiro território a ser habitado e hoje é um dos mais ricos em diversidade cultural. A África abriga diversas tribos e grupos étnicos. Cada um desses grupos e dessas tribos, que podem ser formados por centenas, milhares ou até milhões de pessoas, possuem sua própria cultura, tradições e costumes.
Esses costumes e tradições chamam a atenção por serem, em muitos casos, curiosos, esquisitos, chocantes e polêmicos. Na cultura das tribos africanas existem várias crenças e rituais, que, na maioria das vezes, são muito distantes da nossa realidade, das crenças e tradições ocidentais.
Tribo Surma
Essa tribo é composta por um povo isolado no sudoeste da Etiópia e suas mulheres têm como costume o uso de discos de argila em seus lábios inferiores.
Em ocasiões festivas, também costumam pintar seus corpos. O tamanho do disco é proporcional à grandeza do dote que a família da noiva pode pagar ao noivo. Elas só podem tirar o disco quando não há homens por perto. Para essa tribo, quanto maior o disco, mais bonita e rica é a mulher!
Tribo Ndebele e Padaung
A Ndebele fica em Lesedi na África. As mulheres que a habitam usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Segundo elas, as argolas servem para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado.
Na tribo de Padaung, em Burma, as mulheres também têm o mesmo costume e são conhecidas como “mulheres girafas”. O pescoço delas é alongado utilizando anéis metálicos.
Para o povo Padaung o pescoço é o centro da alma, é a identidade da tribo, por isso protegem muito bem com os anéis feitos de latão e cobre que também são colocados nos pulsos e tornozelos.
As mulheres retiram os anéis para tomar banho, mas, segundo elas, depois de dez anos contínuos usando essas argolas elas passam a sentir como se fossem parte do seu corpo.
Tribos do vale do Omo
Os habitantes dessas tribos, que ficam no leste da África, usam elementos da natureza para pintar e decorar o corpo. A região possui uma imensa paleta de cores – ocre vermelho, caulim branco, verde cobre amarelo luminoso ou cinzento – que são extraídas de pedras em pó, barro, fruto e plantas. Eles possuem uma criatividade e bom gosto ao escolher formas, texturas e combinar cores que dá inveja em qualquer produtor de moda.
Tribos da Nigéria
Em algumas regiões da Nigéria, as mulheres fazem escarificações no corpo, marcas feitas com cortes na pele que representam fases importantes em suas vidas. Quando cicatrizam, os cortes ficam parecidos com uma renda. Como elas não usam roupas, as cicatrizes também são estéticas e símbolo de beleza.
As jovens só são consideradas adultas e aptas para o casamento quando toda a sequência de desenhos estiverem completas.
Gostei deste post porque ele me deixo muito curiosa e interessada pela vida e os hábitos das tribos africanas já que não são muito citadas.
ResponderExcluirThianna Gabrielle Cabral Santos N°38 8°C
Esse post é muito interessante pois mostra a diversidade cultural e etnica da Africa, assunto que não é muito valorizado e comentado atualmente.
ResponderExcluirLarissa Azi N°17 8°C
Após observar essa imagem fica explícito a existencia de diversas tribos com seus próprios hábitos e costumes de acordo com sua região.
ResponderExcluirLuiz Gustavo Nunes Christensen Nº24 8ªC
Muito interesante essa postagem,onde podemos aprender um pouco mais sobre a diversidade cultural da africa.
ResponderExcluirAurélio Filho-02
BELO BLOG
ResponderExcluirCARMINHA E TUFÃO
Achei muito bom o modo como a turma conseguiu transmitir a importância da África e a influência dela na nossa cultura. Estão de parabéns!
ResponderExcluirJuliana Carvalho - número 14 - 8ªC
O Blog está ótimo, muito rico em informações e acho que resume tudo o que aprendemos nesse projeto.Parabéns gente!
ResponderExcluirN°25 8ªC
carminha,oq vc ta fazendo aqui???? venha me servir!!! ah, ótimo blog pessoal, mt interessante!! bjss, nina
ResponderExcluir